DIABETES

Entenda mais sobre essa doença

O que é?

Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. A doença é caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, também chamado de hiperglicemia, que podem causar sérios problemas de saúde em diferentes vasos e órgãos do corpo.

A doença silenciosa

Atualmente, cerca de 387 milhões de pessoas vivem com diabetes no mundo, mas quase metade, ou 179 milhões, ainda não foi diagnosticada. Mas, nem por isso, os riscos e consequências do diabetes são menos sérios. Na verdade, as pessoas que não sabem que têm diabetes e que, portanto, não estão sob cuidados adequados, estão mais sujeitas aos riscos e complicações da doença.

Como afeta o corpo

O Diabetes é também uma doença metabólica, pois seu desenvolvimento está relacionado à forma com que o corpo humano metaboliza, ou transforma, os alimentos ingeridos em energia para manter-se em funcionamento. A doença é caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, também chamado de Hiperglicemia, que podem causar sérios problemas de saúde em diferentes vasos e órgãos do corpo. Já se sabe que há fatores genéticos envolvidos no desenvolvimento do diabetes, mas a doença não é exclusivamente genética. Na maioria dos casos, é preciso que haja uma interação de fatores (genéticos e ambientais) para que o diabetes se desenvolva. Entre os fatores ambientais predominantes está o excesso de peso, alimentação excessivamente rica em açúcares e gorduras, além da falta de atividades físicas.

Existem três principais tipos da Diabetes

Além do um estágio chamado de pré-Diabetes ou tolerância diminuída à glicose. O diabetes tipo 2 é o mais prevalente e corresponde de 90 a 95% de todos os casos da doença no mundo.

O que acontece no corpo quando se tem Diabetes tipo 2

Quando uma pessoa se alimenta, o corpo dá início ao processo de digestão, que começa com a transformação dos alimentos em glicose, proteínas e gorduras. A glicose é o grande combustível do corpo humano, mas para que esse combustível possa ser utilizado como energia, é preciso que ele seja transportado na corrente sanguínea e depois migre para o interior das células. Neste momento, entra em ação um hormônio produzido pelo pâncreas (órgão que fica atrás do estômago), chamado Insulina. A Insulina envia um sinal que “desbloqueia” as células do corpo, permitindo a entrada ou absorção da glicose nas células. No interior das células, a glicose é armazenada ou transformada em energia. Dessa forma, a insulina é responsável por controlar a quantidade de glicose que circula no sangue com o objetivo de mantê-la em níveis saudáveis para o organismo. Quando uma pessoa tem diabetes do tipo 2, duas situações distintas ou simultâneas podem ocorrer, resultando em níveis elevados de glicose no sangue: – O corpo tem dificuldade para usar a insulina produzida de forma adequada; – O corpo não produz a quantidade suficiente de insulina. As consequências do excesso de glicose no sangue podem demorar a aparecer, mas, ao longo do tempo, esse acúmulo pode danificar órgãos e vasos sanguíneos, causando doenças cardíacas, renais, necessidade de amputações, entre outros riscos.