Como vai sua Vitamina D?

Veja mais sobre a importância dessa vitamina

Ainda nos anos 1990, atribuiu-se à vitamina D apenas o fortalecimento e estruturação dos ossos. Porém, recentemente houve um grande interesse dos pesquisadores quanto à contribuição da substância para o organismo e se descobriu que ela atua direta ou indiretamente em diversos tecidos do corpo. A verdade é que a vitamina D é extremamente benéfica à nossa saúde. Por isso, fique de olho nas suas taxas para melhorar sua qualidade de vida. A função majoritária da vitamina D é melhorar a absorção de cálcio e fósforo que ocorre no intestino e nos ossos. Ao interagir com o tecido ósseo, a substância regula a liberação e promove a reabsorção de nutrientes, que auxilia na estruturação e fortalecimento dos ossos, mantendo o equilíbrio do plasma sanguíneo. Outros órgãos e células respondem à ação da vitamina D, como o cérebro, coração, estômago e pulmões.

Vitamina ou hormônio?

Vitaminas são substâncias que o corpo não é capaz de produzir e, portanto, são obtidas pela alimentação. Diferente da A, B e C, que advém de fontes externas, a vitamina D é, em grande parte, produzida na pele, como resposta da exposição solar.

Benefícios

Níveis suficientes de vitamina D têm demonstrado a capacidade de reduzir o desenvolvimento de neoplasias (Câncer) de mama, cólon e próstata, por exemplo. Outros benefícios importantes relacionados à dosagem adequada de vitamina D são:

Fortalecimento ósseo

Devido a absorção correta de cálcio e fósforo. Além de auxiliar no melhor equilíbrio físico e evitar fraturas, os dentes e ossos sofrem menos desgaste devido à idade.

Funções cerebrais beneficiadas

Algumas pesquisas relacionam uma melhora significativa na memória, raciocínio e humor quando o nível está equilibrado. Quadros de ansiedade e depressão podem responder com mais rapidez ao tratamento quando a suplementação de vitamina D está associada.

Resistência a diabetes tipo 2

A falta de vitamina D eleva os riscos da diabetes tipo 2, pois a deficiência vitamínica ocasiona alterações na secreção de insulina e favorece a intolerância à glicose, fatores que acarretam no desenvolvimento desta condição diabetes tipo 2. Combate a hipertensão Pacientes hipertensos expostos semanalmente à radiação ultravioleta podem reduzir a pressão arterial, minimizando os impactos da patologia no organismo. Emagrecimento A insuficiência de vitamina D está relacionada ao metabolismo mais lento e pode trazer menos saciedade, aumentando a ingestão calórica e dificultando a manutenção do peso adequado.

A falta de vitamina D eleva os riscos da diabetes tipo 2, pois a deficiência vitamínica ocasiona alterações na secreção de insulina e favorece a intolerância à glicose, fatores que acarretam no desenvolvimento desta condição diabetes tipo 2.

Combate a hipertensão

Pacientes hipertensos expostos semanalmente à radiação ultravioleta podem reduzir a pressão arterial, minimizando os impactos da patologia no organismo.

Emagrecimento

A insuficiência de vitamina D está relacionada ao metabolismo mais lento e pode trazer menos saciedade, aumentando a ingestão calórica e dificultando a manutenção do peso adequado.

Atua no sistema imunológico

A substância auxilia a reduzir a produção de substâncias inflamatórias, o que resulta na redução de marcadores de inflamação no organismo.

Fertilidade e gestação

Estudos sugerem a relação entre taxas ideias de vitamina D e a fertilidade na mulher, induzindo melhor a ovulação e dando melhores condições a quem deseja engravidar. A redução da inflamação ocasionada pela vitamina D faz com que o organismo se adapte bem à placenta e minimize os riscos de aborto no primeiro trimestre da gestação.

Alimentos fonte de vitamina D

Alguns alimentos são nossos aliados na manutenção da taxa de vitamina D. Em média, para um adulto saudável, recomenda-se o consumo de ao menos 15mcg de vitamina D por dia. Entre os que fornecem melhores quantidades por porção estão:

– Óleo de fígado de bacalhau

– Salmão cozido

– Ostras

– Sardinha enlatada

– Ovo cozido

– Fígado de boi

– Iogurte

– Peixes de água fria.